segunda-feira, dezembro 05, 2005

1º de Dezembro de 1640

Boas!!

Não sei como me pude esqueçer de, em dia de feriado, deixar uma referência ao 1º de Dezembro de 1640...

Naquele dia, e se não me falha a memória, tinha programado com uns amigos ir assistir a um enforcamento na parte da manhã... e se bem me lembro, estavamos a pensar seriamente em comprar tomates e apanhar uns calhaus para arremessar contra o fulano. Voçês sabem... só para gozar umas gargalhadas entre o pessoal... recordo com particular saudosismo o êxtase quando ouvíamos os ossos quebrar e os olhos inchavam...

Bem, esses planos no entanto foram por àgua abaixo porque aparentemente uns fidalgos muito espertinhos decidiram "restaurar a independência" ou qualquer coisa assim...

Escusado será dizer que o moral entre a rapaziada era muito baixo devido a um dia estragado, e eu recordo claramente que com os meus 13 anos não me estava nada a apetecer regressar a casa cedo e aturar a minha mulher grávida e os meus 9 filhos...

Sem nada que fazer, dirigi-me ao Paço da Ribeira para ver a razão de tanto alarido, e fiquei extasiado ao deparar-me que o Secretário da regente ia ser linchado a qualquer momento!! Foi com grande satisfação que tomei parte naquele linchamento e lembro como se fosse ontem o sangue a escorrer pela rua e os dentes a saltarem... ah como nos rimos! É nesses momentos em que se partilha o verdadeiro companheirismo, e não interessava se se era padre, plebeu, nobre ou prostituta o que interessava mesmo era arrear de porrada o Miguel de Vasconcelos!!

Foi afinal de contas um dia muito bem passado, e recordo com saudosismo aqueles tempos...

Não sei quem é o rei agora, mas não concordo nada com estes julgamentos em que a unica diversão que se extrai são uns suaves insultos... Vale-me ainda as 6as à noite da TVI, em que posso ver o "Fiel ou infiel" e recordar aquilo que é bom... :)

Habemus Papa, mai nada.

Sem comentários: